top of page

SOBRE

Screen Shot 2021-12-14 at 12.58.52.png

​POTÊNCIA ATIVA é uma articulação de projetos de arte que debate as urgências do mundo e gera recursos para organizações que trabalham diariamente no front das lutas sociais. Uma articulação de mulheres para mulheres.

Potencializando por meio da arte o debate acerca das urgências do mundo, o estímulo à conscientização ativa e a captação de recursos para organizações sociais. Tem como objetivo contribuir ativamente com melhorias coletivas e individuais de impacto social.

Idealizado em novembro de 2020 pelas curadoras Gabriela Davies, Maíra Marques e Paula Borghi, este começou com a ação "Arte, substantivo feminino" em articulação com o "Milhas pela vida das mulheres", e atualmente está com a ação "Mundos Por Vir" em parceria com a Lanchonete <> Lanchonete.

Arte, Substantivo Feminino em uma das suas etapas: ocupação da Parede Gentil na A Gentil Carioca, Rio de Janeiro, 2021.

AÇÕES ATIVAS:

QUEM SOMOS

QUEM SOMOS
Potência Ativa (9).png
Potência Ativa (8)_edited.png
Potência Ativa (14).png

Gabriela Davies

(Rio de Janeiro, 1993)

 

tem como foco a aproximação da arte ao público, estudando distintas maneiras de aproximar a comunicação entre o espaço institucional e seu meio. Ela trabalha proximamente com artistas emergentes brasileiros mas com uma perspectiva global derivada de seus estudos em Londres. Foi curadora e diretora da Galeria Aymoré (2016-2021), um espaço institucional com foco na experimentação da arte contemporânea brasileira. É formada na Central Saint Martins em estudos curatoriais e é mestre em História da Arte pela University College London. É especialista na cor rosa.

Maíra Marques

(Rio de Janeiro, 1981)

 

é formada em jornalismo, feminista, curadora e artista visual. Com passagem pelo Ateliê da Imagem e EAV Parque Lage, seu trabalho é desenvolvido entre aspectos humanos de vulnerabilidade, intimidade e psicanálise. Produz fotografia, vídeo e performance, navegando entre poesia concreta, encontros pessoais e encontros em diálogos urbanos. Em 2020 co-curou o projeto “Arte, substantivo feminino”, premiado pelo edital de curadoria da Apexart de 2021.

Paula Borghi

(Terrestre, 1986)

 

é curadora e mestre em Crítica e História da Arte pela UFRJ. Sua pesquisa é voltada para ações que trabalham com arte e sociedade, colaborando em projetos que estendem a prática artística à política e que operam em comunidades e projetos sociais. Foi curadora adjunta da 11# Bienal do Mercosul, curadora convidada do Centro Cultural Hellerau no Projeto Brasil em Dresden, assistente curatorial de Ibis Habascal na 12# Bienal de La Havana e curadora da Residência Artística do Red Bull Station em São Paulo. Foi co-idealizadora do espaço Saracura e idealizadora do Projecto MULTIPLO, premiado pelo Rumos Itaú Cultural.

SIGA-NOS NO INSTAGRAM

bottom of page